Editora e Distribuidora
 
Quinta-feira 23 de Novembro de 2017    
Descrição
 

 

 

A Família Brito e Cunha de Matosinhos
DisLivro Histórica

Autor: Rodrigo Ortigão de Oliveira, Lourenço Correia de Matos

Introdução
Há cerca de 4 anos, fomos desafiados para fazer um livro sobre a família Brito e Cunha, de Matosinhos. O projecto, fruto da vontade de um grupo de descendentes coordenados pelo Embaixador Ruy de Brito e Cunha, teria por base o esboço de um livro pensado por João de Brito e Cunha, complementado pelo arquivo da Casa do Ribeirinho. A nossa missão como autores, resumia­-se pois à confirmação dos dados recolhidos e coligidos por João de Brito e Cunha, e à actualização dos dados genealógicos até aos dias de hoje.
A genealogia evoluiu significativamente nos últimos vinte anos. Essa evolução prende­-se não só com uma redobrada atenção ao rigor da informação recolhida, mas também com uma correcta apresentação das fontes usadas. Essa preocupação, que não estava muito presente nas publicações genealógicas de meados do século XX, obrigou­-nos a recolher nas fontes os factos que João Brito e Cunha apresentava, mas não citava correctamente, bem como a citar documentos do arquivo, que não está devidamente tratado nem organizado.
Por outro lado, as hipóteses, as conjecturas genealógicas que João de Brito e Cunha levantou e entendeu deixar escritas, especialmente nas gerações mais antigas tratadas na obra, não foram por nós assumidas quando não foi possível confirmá­-las de forma indubitável.
Não fomos alheios às dificuldades inerentes à actualização dos dados sobre gerações actuais, acrescidas pela diáspora familiar pelo Brasil, pelo que nem todos os ramos apresentam o mesmo desenvolvimento. Igualmente, entendemos não actualizar alguns ramos da família, pelo efeito combinado da sua dimensão, que lhes daria um excessivo protagonismo na obra, e do facto de não usarem o apelido Brito e Cunha há numerosas gerações.
Com a conclusão deste projecto iniciado à décadas por João Brito e Cunha, fica organizada a estrutura genealógica da família, e disponível ao leitor uma perspectiva clara do enquadramento histórico das personagens que a compõem. Estando a partir de agora o arquivo da família depositado na Biblioteca Municipal de Matosinhos, abre­-se a porta a muitos outros estudos que respondam às diversas abordagens da história e da sociologia.
Queremos agradecer à família e em especial ao Embaixador Ruy de Brito e Cunha a confiança com que nos encarregaram desta tarefa; aos filhos de João de Brito e Cunha por nos terem confiado o arquivo da casa nestes últimos anos; ao Gonçalo Pinto Coelho de Brito e Cunha pela preciosa colaboração na recolha dos elementos genealógicos e pelo empenho com que acompanhou a preparação deste livro. Finalmente, expressamos a nossa gratidão à Câmara Municipal de Matosinhos, cujos responsáveis reconheceram neste trabalho um contributo importante para a história do concelho, patrocinando a sua publicação.

 

 
ISBN : 978-989-639-129-4
Preço: € 35,33

©2004 Dislivro, Lda.