Editora e Distribuidora
 
Segunda-feira 25 de Setembro de 2017    
Descrição
 

 

 

O Dia do Estudante – A crise que abalou o regime de Salazar (2010)
Petrony

Autor: Manuel Poirier Braz

ESTE livro foi escrito para ser publicado em Março de 2012, a propósito do 50.º aniversário do Dia do Estudante mas o facto de, no corrente ano, se comemorar o centenário da implantação da República levou o autor a decidir antecipar a publicação.
Na verdade, nada foi mais extraordinariamente perturbador para a República do que o período da Ditadura, que durou quase cinquenta anos.
Ora, a luta dos Estudantes pela autonomia da Universidade e pela liberdade de expressão e de reunião, foi o movimento pacifista mais prolongado e eficaz que, durante o consulado de Salazar, se manifestou, com idealismo e galhardia, contra o regime político então vigente. Essa luta contribuiu fortemente para a viragem do clima político português, para a crise da Ditadura e para a compreensão de que a mudança só poderia ser conseguida através de um movimento colectivo.
O protagonismo dos Estudantes, na oposição à Ditadura, abriu um prolongado período de confrontação política e civil, que se estendeu a quase toda a Universidade, abalou o regime e estimulou o País, podendo ser legitimamente considerado como percursor do Maio de 1968, em França, e do 25 de Abril de 1974, em Portugal.
Daí que render-lhe homenagem com a publicação desta obra constitua uma forma justa e oportuna de celebrar o próprio regime republicano.
Manuel Poirier Braz é licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa, possui o Curso Superior de Management, do Instituto Nacional  de Investigação Industrial (INII), é diplomado em Marketing, Relações Humanas e Análise Decisional, pela Graduate School of Business Administration da Harvard University e exerce a profissão de advogado.
A actividade que desempenhava no Hospital de Santa Maria, de Lisboa, ao tempo da crise académica iniciada em 1962 permitiu-lhe acompanhar diariamente a luta dos estudantes pela autonomia da Universidade, pelos direitos de reunião e associação e reunir a vasta documentação que consta deste livro.

 

 
ISBN : 978-972-685-162-2
Preço: € 14,00

©2004 Dislivro, Lda.